Plantas na Terapêutica, Farmacologia e Ensaios Clínicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2007. ISBN: 978-972-31-1224-5.
Proença da Cunha A, Teixeira F, Pereira da Silva A, Rodrigues Roque O.
Plantas na Terapêutica, Farmacologia e Ensaios Clínicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2007. ISBN: 978-972-31-1224-5.
É um manual escrito em língua portuguesa destinado ao ensino na área da Saúde. O livro está dividido em duas partes. A primeira aborda a problemática das plantas medicinais e dos medicamentos e outros produtos de saúde à base de plantas no que respeita a aspectos de qualidade, eficácia e segurança. Na segunda parte, incluem-se em 8 capítulos as plantas seleccionadas pelo seu interesse na terapêutica. A ordenação dos capítulos obedeceu à classificação farmacoterapêutica, de acordo com a nomenclatura ATC (Anatomical Therapeutic Chemical Code), da OMS, o que facilita a consulta pelos profissionais de saúde. Para cada planta é indicada a parte usada, sinonímia, principais constituintes activos, uso tradicional, estudos farmacológicos, ensaios clínicos, efeitos secundários e toxicidade, interacções e posologia, assim como a indicação de alguns medicamentos e suplementos alimentares à base de plantas comercializados em Portugal.
Cita publicaciones
Editores
Bernat Vanaclocha i Vanaclocha
Médico, Colegiado Nº 464610887
Director de Cita Publicaciones y Documentación S.L.

Salvador Cañigueral Folcarà
Unitat de Farmacologia i Farmacognòsia
Facultat de Farmàcia, Universitat de Barcelona